Palestrantes

Ludmila Mendonça Lopes Ribeiro

Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ. Professora associada no Departamento de Sociologia e pesquisadora no Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP), ambos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já coordenou diversas pesquisas sobre homicídios, políticas de segurança pública, padrões de policiamento e justiça criminal, financiadas por organismos nacionais e internacionais, além de ter atuado como consultora do PNUD. É bolsista de produtividade nível PQ2 do CNPq. Suas principais publicações estão relacionadas ao funcionamento do sistema de justiça criminal; policiamento comunitário e políticas de segurança pública.

Bruno Manso

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2012). Pós-doutor pelo Núcleo de Estudos da Violência da USP, onde atua atualmente como pesquisador. É pesquisador-pleno do grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade, ligado à Escola de Comunicação e Artes (USP) e ao Instituto de Estudos Avançados (USP). Foi visiting fellow no Centre of Latin American Studies da Universidade de Cambridge (2016). Tem experiência na área de Ciência Política, Sociologia, Comunicação e Jornalismo, com ênfase em Sociologia Urbana e Criminologia. Publicou o aclamado livro "República das Milícias" em 2020.

Teresa Cristina Schneider Marques

Doutora (2011) em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio doutoral em Sociologia das Relações Internacionais no Institut d'Études Politiques de Paris (Sciences Po). Concluiu pós-doutorado (2014) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Coordenadora do curso de graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora adjunta dos Programas de Pós-graduação em Ciências Sociais e Filosofia da PUCRS. Professora visitante do ano acadêmico 2019/2020 na Universidade Panthéon-Sorbonne (Paris 1, França). Tem experiência nas áreas de Ciência Política, História e Sociologia das Relações internacionais. Atua principalmente nos seguintes temas: militância e ativismo transnacional; Migrações internacionais; Transições políticas e política comparada.

Maria D'Alva Macedo Ferreira

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (1981), Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando, principalmente, nos seguintes temas: cidadania, estado, políticas públicas; violência e direitos humanos; infância, adolescência e juventude; serviço social, assistência social e educação superior; gestão pública e controle social; É membro pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Criança, Adolescência e Juventude - NUPEC; Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Sociedade, Direitos e Políticas Públicas - NUDISPP e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Serviço Social e Questão Social; Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET-Serviço Social); Atualmente componho a Pesquisa Nacional e Internacional sobre Trajetórias/práticas juvenis em tempo de pandemia da COVID 19.

Francisco Jozivan Guedes De Lima

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor permanente de Filosofia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pesquisador Produtividade PQ-UFPI (2020-2021). Pós-Doutor em Filosofia e em Direito pela PUCRS, com missões de estudos realizadas no Institut für Philosophie da Goethe Universität Frankfurt am Main (Alemanha). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq "Teorias da Justiça e Esfera Pública". Desenvolve pesquisas sobre teorias da justiça, filosofia do direito, filosofia política, filosofia social, ética, normatividade, esfera pública. Interesse de pesquisa nos seguintes autores: Hobbes, Kant, Hegel, Rawls, Habermas, Honneth, Forst.

Milton Gustavo

Doutor em Ciências Criminais pela Faculdade de Direito da PUCRS (2017). Professor efetivo da Universidade estadual do Piauí. Foi vice-presidente de direitos humanos - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Piauí - Triênio 2010-2012. É atualmente conselheiro estadual titular da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Piauí - Triênio 2016 - 2018. Seus estudos envolvem a teoria da pena, a história do direito e a teoria mimética de René Girard.

Olívia Cristina Perez

Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Tem estágio pós-doutoral no Programa de Investigación en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud (Clacso). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordena o Fórum dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação da área de Ciência Política e Relações Internacionais. É membro do Grupo de Trabalho Infâncias e Juventudes da Clacso e do Núcleo Democracia e Ação Coletiva (NDAC/CEBRAP). Sua área de pesquisa engloba temas como coletivos, participação social, movimentos sociais, feminismos e juventudes em perspectiva comparada com outros países da América Latina.

Rossana Marinho

Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAr). Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia (PPGS) da Ufal. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas. Professora de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Piaui (UFPI). Seu principal campo de interesse de estudos são as temáticas relativas às questões de gênero, feminismo e sexualidade. Atualmente, estuda o fenômeno do feminicídio no Piauí.

Barbara Johas

Professora Assistente Nível III, lotada no Departamento/Coordenação de Ciência Política na Universidade Federal do Piauí- UFPI. Doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí. Mestre em Ciências Sociais, com área de concentração em Ciência Política, pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Participa do grupo de estudos em teoria política (GETEPOL) também é pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Democracia (UFPB/CNPq). Co-líder do Grupo Instituições e políticas públicas vinculado ao NIPP (Núcleo de Instituições e Políticas Públicas) (UFPI/CNPQ), coordenadora do Grupo de estudos em Teoria Política Contemporânea DOXA (UFPI/CNPQ), membro do ENGENDRE (Núcleo de pesquisa em Gênero e desenvolvimento). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política Contemporânea, Teoria Feminista, movimentos feministas, políticas públicas, implementação de políticas em rede, violência de gênero e política de enfrentamento à violência, epistemologias feministas.

Ricardo Alaggio Ribeiro

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Piauí (1982), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí (1982), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais; estudos sobre a defesa nacional e economia política internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: distribuição de renda, relações econômicas internacionais, indicadores socioeconômicos, teoria política e história do desenvolvimento econômico. Atualmente, é professor do Departamento de Economia e ocupa o cargo de Diretor da Editora da Universidade Federal do Piauí. Em 2019, tornou-se professor associado desta instituição e, desde 2017, professor do mestrado profissional em Gestão Pública.

Vítor Sandes

Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é professor e Coordenador do Curso de Bacharelado em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Também é Diretor de Graduação da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) - biênio 2020-2022. Em 2018, foi guest scholar no Kellogg Institute for International Studies da Universidade de Notre Dame. Tem se dedicado ao ensino de metodologia e métodos de pesquisa e tem realizado pesquisas na área de partidos políticos, eleições, coligações eleitorais, coalizões de governo, representação política e política estadual. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Partidos Políticos (GEPPOL) sediado na UFPI.

Cleber de Deus

Pós-Doutor em Ciência Politica pelo Ibero-Amerikanisches Institut em Berlin - Germany -. Possui Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Professor Associado II da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Desenvolve pesquisas e orientações nas seguintes temáticas: Eleições e Comportamento Político, Conservadorismo Político e Representação Política e Relações entre Capitalismo, Democracia e Welfare State. Atualmente é Diretor da Editora da UFPI.