Minicursos

Minicurso 1:

Desenho de Pesquisa em Ciência Política

Proponente: Prof. Dr. Vitor Vasquez (UFPI)

Ementa: O minicurso busca introduzir discentes às principais etapas de um desenho de pesquisa em Ciência Política, para auxiliá-los em seus variados projetos: iniciação científica, monografia, trabalho final de disciplina, artigo etc. Por isso, o minicurso é destinado, principalmente, a pessoas que executam pesquisas empíricas em Ciência Política. Assim, recomendo que os participantes tenham alguma investigação em andamento para aplicar o que discutiremos em nossos encontros. Contudo, o minicurso também se aplica a quem, embora ainda não pesquise, almeje se introduzir neste tipo de atividade. Cabe destacar que existem diversas maneiras de se pensar o desenho de pesquisa na Ciência Política, a depender do tipo de pesquisa – empírica ou teórica, por exemplo – e da perspectiva geral a qual se filia a pesquisadora. Como nosso foco será sobre pesquisas empíricas, sugiro a leitura do programa para confirmar que há correspondência entre a expectativa do discente e o que o minicurso oferece.

Minicurso 2:

Liberdade de Expressão e Discursos de Ódio

Proponentes:

Renato Francisquini (UFBA)

Laís Müller Napoleão Braz (UERJ)

Ementa: Este minicurso apresenta uma discussão sobre o conceito de liberdade de expressão, atentando tanto para a sua construção histórica quanto para as controvérsias que grassam na sociedade contemporânea acerca de seus limites e a sua interação com outros valores importantes – a democracia, a tolerância e a igualdade. Nesse debate, receberá especial atenção uma disputa sobre o discurso de ódio. Serão abordados desde a sua definição até os fundamentos normativos e as práticas mais comuns para lidar com as expressões que se configuram potencialmente como formas de violência simbólica. Nesse aspecto, emergem questões sobre as diversas maneiras de se regular o discurso de ódio, que opõem perspectivas mais liberais, como aquelas seguidas pela Suprema Corte estadunidense, a posições menos restritivas, que permitem o seu desencorajamento diante de determinados contextos.

Minicurso 3:

Comunicação Política e eleições no Brasil no contexto de pós-pandemia

Proponente: Prof. Dr. Rodolfo Marques

Ementa: Conceitos básicos de política. Política e Comunicação. Campanhas Eleitorais. Mídias e Redes Sociais. Pandemia e mudanças nas campanhas. Eleições Municipais de 2020. Possíveis estratégias para 2022.